top of page

RS: ENTENDA COMO PROMOVER MAIS SEGURANÇA E RESISTÊNCIA A FENÔMENOS NATURAIS PARA FUTURAS EDIFICAÇÕES

Atualizado: 4 de jun. de 2024

Figura 01: Construída com ICF ARXX, esta é a única casa da vizinhança que sobreviveu aos efeitos do furacão Katrina em New Orleans, LA

Diante dos acontecimentos em ocorrência no Rio Grande do Sul, a ARXX Brasil alerta aos construtores, por meio deste artigo, sobre a necessidade de implementação de tecnologias que garantam a segurança das pessoas em suas residências. Vamos juntos redefinir a construção no país. #FechadoComARXX

Fenômenos naturais de grande impacto no meio ambiente ocorreram nos últimos dias em território nacional, na região do Rio Grande Sul. 464 municípios afetados, 2.339.508 pessoas afetadas, 161 óbitos confirmados (Dados atualizados no dia 23/05/2024). Por isso, a ARXX Brasil alerta aos construtores sobre a necessidade e urgência de implementação de tecnologias que garantam a segurança das pessoas em suas residências. É nossa missão pensar sobre como realizar cuidados mais conscientes com o nosso planeta – e com as pessoas que nele vivem.

Compreendendo as causas do problema


Inicialmente, é importante considerar que para além dos acontecimentos climáticos de temporais intensos previstos para a região, uma série de fatores contribuíram para tornar a situação ainda mais desastrosa, envolvendo critérios que envolvem desde um planejamento inadequado do uso do solo, quanto à alta densidade de ocupação nas áreas afetadas.

Além disso, a chuva semi-estacionária (nomenclatura meteorológica que se refere a uma frente fria de baixa locomoção desde sua última posição sinóptica), resultou-se pela presença da massa de ar frio sob a região, ocasionada pelo bloqueio da massa de ar quente na Região Sudeste, que impediu o avanço da massa de ar fria da Região Sul, resultando uma precipitação contínua, conforme explicação da MetSul.


Pensando em edificações futuras


Diante de notícias que alertam previsões de novas pancadas de chuva para a região (Conforme dados do Climatempo) – e também sobre outras regiões do país e do mundo, é imprescindível pensar em como solucionar e garantir uma maior segurança e menor risco à saúde da população e suas casas. Por isso, ao falar sobre natureza, é importante pensar sobre ações que podem ser implementadas no presente para garantir a segurança do futuro, e minimizar os danos causados ao meio ambiente. Aos construtores e profissionais da construção, que buscam construir de forma mais resistente, eficiente e segura, ARXX ICF é a melhor solução.

Há mais de 45 anos diminuindo os impactos da construção civil no meio ambiente, a ARXX tem a visão de redefinir o mercado da construção civil no Brasil sendo a multinacional canadense líder no setor e única tecnologia de ICF certificada e normatizada no país.

Com o desenvolvimento do método ICF (Insulated Concrete Forms) criado a mais de 45 anos, construir com ARXX ICF é a melhor maneira de obter uma construção resistente e segura. As casas ARXX ICF são feitas de blocos intertravados de isolamento de poliestireno expandido (EPS) que funcionam como fôrmas e são preenchidas com concreto armado, resultando em uma parede de concreto monolítica até 221 vezes mais forte do que estruturas com alvenaria tradicional, sendo a única capaz de fornecer a segurança e o conforto ideal para você e para sua família.


Durabilidade, segurança e resistência


As casas de concreto armado ARXX ICF oferecem proteção e segurança excepcionais para você e para sua residência, já que a amplitude de rigidez estrutural dos blocos, resistem a todas as tensões durante fenômenos climáticos, sendo até 4x mais durável em relação aos blocos de concreto e fôrmas metálicas para parede de concreto*.

Além das obras ARXX ICF não acumularem umidade em seus sistemas de parede devido às fôrmas impermeáveis de EPS, o núcleo de concreto armado garante com que a construção mantenha a sua integridade e formas originais mesmo após uma inundação, diferente das construções com fôrmas tradicionais de madeira.

ARXX ICF é a única parede no Brasil a superar integralmente todos os requisitos da Norma de Desempenho – NBR 15.575, às Normas de Estrutura de Concreto Armado – NBR 6118, Paredes de Concreto Armado – NBR 16055 e Paredes de concreto celular espumoso moldadas no local – NBR 12.646.

*Ver tabela Supera integralmente a Norma NBR 15.575.

É também nossa missão alertar quanto ao uso de metodologias em não atendimento às normas brasileiras, como o uso do ‘’ICF Screen Grid’’ ou cobogó, cujas faces de EPS são ligadas por conectores com o próprio EPS – que acarretam graves riscos de saúde e segurança. Em contrapartida, o ICF ARXX é o único ICF normatizado e com qualidade certificada pelo INMETRO, com conectores altamente resistentes compostos de polipropileno e que suportam uma força de arrancamento de até 235kg/cm², possibilitando uma concretagem monolítica de forma muito mais segura.


Evitando perigos tomando ações necessárias


Os períodos cíclicos de ocorrência de fenômenos naturais também trazem consigo temperaturas extremas de frio ou calor. Portanto, em construções ARXX ICF, é possível assegurar o controle da temperatura interna da sua casa mesmo com as flutuações externas das temperaturas quentes e frias. As faces de EPS de isolamento contínuo das fôrmas ARXX, aliado ao seu núcleo monolítico de concreto armado, garantem uma redução drástica da variação de temperatura entre os ambientes, garantindo um conforto térmico dentro da sua residência durante o ano todo.

Ademais, em tempestades ou ciclones, o impacto da água da chuva e do vento nas instalações elétricas da casa, podem ocasionar desastres irreversíveis à sua construção e até mesmo a perda de seus entes queridos. Dentre as ocorrências de fenômenos naturais, danos inesperados causados por incêndios também podem ocorrer em construções com alvenaria tradicional, mas não em obras ARXX ICF, devido a sua propriedade ignífuga e não propagante. Apenas com ARXX ICF é possível fornecer uma construção resistente e segura, com resistência a chamas superior a 4 horas, que permite uma evacuação muito mais segura em casos de incêndio. Além disso, a fumaça proveniente da sua queima não produz substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente.


Redefinindo a construção no país


Em meio a desastres como esses, ocorridos em estruturas construídas com o método tradicional, é imprescindível pensar no futuro e construir edificações projetadas para suportar as ações de todas as intempéries climáticas, se tornando a única solução possível para garantir a segurança das pessoas e de suas casas.

Por isso, pensar em soluções sustentáveis e tecnológicas para a construção civil tem se tornado cada vez mais necessário. O método ARXX ICF é o método construtivo mais eficiente, sustentável, econômico, resistente e seguro, sendo o único capaz de garantir a sua segurança até mesmo com fenômenos naturais.

Para mais informações, acesse http://www.arxx.com.br

 
 
 

Comments


bottom of page