ARXX & ONU: GARANTINDO OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)
- ARXX S/A
- 28 de jun. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de fev.
Legenda: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
ARXX ICF (Insulated Concrete Forms ou Fôrmas de Concreto Isolado) é reconhecido como o método mais seguro e sustentável da construção civil capaz de promover benefícios ao meio ambiente!
Estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou Objetivos Mundiais para o Desenvolvimento Sustentável) foram criados para abranger questões de desenvolvimento social e econômico como aquecimento global, energia, meio ambiente e entre outros.
Confira abaixo algumas questões de desenvolvimento sustentável abordadas pela ODS.
Em paralelo a isso, a ARXX tem crescido cada vez mais ao redor do Brasil, promovendo diversas melhorias para o meio ambiente, impulsionando a qualidade de vida dos seus consumidores.
Legenda: Construção ARXX de propriedades tecnológicas de alto desempenho
De acordo com a ONU Brasil, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU surgiram em 2014, após acordo dos 193 países membros da Organização das Nações Unidas para “retomar” os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com enfoque maior em questões econômicas e soluções inovadoras para contribuir com a paz e prosperidade de todas as pessoa.
A construção em ARXX surgiu há 45 anos, consolidando-se como a solução mais eficiente para a construção segura e sustentável, além de contribuir diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. ARXX permite construir de forma mais eficiente, pois além de garantir uma menor produção de resíduos de materiais para o meio ambiente (reduzindo o consumo de cimento, aço, emissões de carbono e geração de entulhos de obra), construir com ARXX promove uma edificação mais sustentável com propriedades de alto desempenho termoacústico através da utilização de materiais recicláveis para a construção civil.
Os blocos ARXX tem na metade da sua composição a utilização de materiais recicláveis. As faces de EPS dos blocos são compostas pelo poliestireno expandido, unidos por conectores plásticos ou metálicos, que permitem diversas vantagens para a execução da obra. Apesar de maiores, os blocos ARXX são mais leves que os blocos de alvenaria tradicional* devido a característica dos materiais, o que proporciona uma obra mais rápida pela redução da mão de obra e tempo de execução.
*O bloco ARXX VEDA é ideal para substituir o uso de tijolos cerâmicos (possuindo até 6 vezes o seu tamanho) ou blocos de concreto (até 3 vezes o seu tamanho), pesando apenas 1,2 kg, o que facilita a sua movimentação e montagem, além de serem mais produtivos e resistentes.
Legenda: Blocos ARXX PRIME
Já os seus conectores plásticos são fabricados em polipropileno utilizando matéria prima 100% reciclada, que além de permitir a reutilização de materiais que seriam dispensados no meio ambiente, resultam em conectores extremamente resistentes, que suportam os esforços de concretagem, assim como uma força de arrancamento em até 235 kg/cm³.
Além disso, as obras construídas com as soluções ARXX permitem uma redução da produção da emissão de compostos orgânicos voláteis, como o CO₂. Neste sentido, além da eficiência energética, que contribui com o meio ambiente, de uma edificação em ARXX, as soluções ARXX garantem um redução do consumo de energia para os moradores da edificação, já que as propriedades do material poliestireno expandido impede a troca de calor do ambiente externo e interno.
Legenda: As escoras de madeira usadas na construção civil são substituídas por escoras de aço (solução ARXX™), que após a concretagem serão retiradas e reutilizadas em outras obras ARXX).
Assim, a partir das premissas da ODS, a ARXX tem como missão redefinir o mercado da construção civil. Para impulsionar a realização de cidades mais verdes e sustentáveis, a ARXX proporciona um método de construção que contribui diretamente na utilização de energia limpa e sustentável, conforme os objetivos apresentados na ODS 7 e ODS 11.
A partir da produção de fôrmas que utilizam 50% de material reciclado, a ARXX ajuda na redução da emissão da carga de carbono no ambiente, além de garantir melhorias na saúde e no bem-estar (ODS 3) reduzindo a exposição a ruídos e proporcionando um ambiente interior mais saudável e ventilado com material anti-infiltração, mofo e bolor. A construção em ARXX ICF também contribui para a conscientização e inovação (ODS 9), tornando possível a construção sustentável, utilizando alta tecnologia e produção responsável (ODS 12).
Legenda: Blocos de ARXX, cuja composição é 50% de materiais recicláveis.
Ao promover a construção em ARXX, podemos contribuir para a realização de grandes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sobretudo para o exercício da construção civil mais sustentável e segura, e com isso, proporcionar um futuro que une responsabilidade com sustentabilidade, tecnologia e segurança, a fim de reduzir os impactos da construção civil no meio ambiente.
Além disso, a ARXX é o único ICF nacional a apresentar HPD (Health Product Declaration ou Declaração de Salubridade do Produto), contribuindo na obtenção da certificação LEED da GBC (Green Building Construction) em até 32 pontos.
Acesse o site https://arxx.com.br/ para conhecer os benefícios do método ARXX.
Comments