top of page

A redução no uso de concreto com ARXX ICF

A construção civil exige soluções que aliem desempenho técnico, racionalização de materiais e sustentabilidade. Nesse contexto, o método ARXX ICF (Insulated Concrete Forms) tem se destacado por oferecer um modelo construtivo inovador, durável e altamente eficiente, que reduz significativamente o consumo de materiais estruturais, especialmente o concreto quando comparado à alvenaria convencional.


ARXX é composto por blocos modulares de EPS (poliestireno expandido) de alta densidade, que funcionam como fôrmas permanentes. Após a montagem, esses blocos são preenchidos com concreto armado, formando uma estrutura monolítica e isolada termicamente, eliminando pontes térmicas e melhorando o desempenho energético da edificação.


Mas se os blocos são preenchidos por concreto, como há economia ?


Ao contrário do que pode parecer à primeira vista, o método ARXX otimiza o uso do concreto, mesmo o utilizando como parte integrante da estrutura. Isso acontece devido a três fatores principais:

  1. Ausência de chapisco, emboço e reboco: como o EPS já possui acabamento liso, não é necessário revestimento interno ou externo em grandes espessuras, reduzindo o uso de concreto/massa.

  2. Substituição de elementos não estruturais por concreto estrutural otimizado: em construções convencionais, a estrutura (vigas e pilares) é separada das alvenarias de vedação. No ARXX, a própria parede é estrutural, e os volumes de concreto são cuidadosamente calculados para máxima eficiência.

  3. Redução de perdas: a precisão dos blocos e do sistema modular evita retrabalhos, desperdícios e uso excessivo de concreto em correções.


Além disso, como o EPS funciona como isolamento térmico e permanece no local após o preenchimento com concreto, o sistema também elimina a necessidade de lajes térmicas, mantas isolantes ou sistemas de climatização exagerados, economizando ainda mais recursos e custos operacionais ao longo do tempo.


A redução no uso de concreto também tem implicações positivas do ponto de vista ambiental. O concreto é responsável por uma fração significativa das emissões globais de CO₂, principalmente por conta da produção do cimento. Ao reduzir em até 30% o volume total de concreto, o método ARXX contribui para construções mais sustentáveis e alinhadas com certificações como LEED.


Adotar o método ARXX é, portanto, apostar no futuro da construção, onde a excelência técnica e a consciência ambiental caminham lado a lado.



 
 
 

تعليقات


bottom of page